top of page

Metaveso: a novidade para 2022




Nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual.

Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. É um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.


Para visualizar o conceito, pense no filme Matrix. No longa, as pessoas vivem em uma realidade virtual arquitetada por uma inteligência artificial. O metaverso é mais ou menos por aí.


Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Ou seja, o objetivo é que pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.


Entusiastas veem no metaverso a evolução da internet. A implantação dessa utopia, no entanto, ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias, como o próprio 5G.



Tecnologias envolvidas

Para dar vida ao metaverso, uma série de tecnologias precisam ser empregadas.


Realidade Virtual

A “VR”, sigla em inglês para Realidade Virtual, se refere a um ambiente tridimensional construído por meio de softwares.


Realidade Aumentada

Diferente da VR, que leva o usuário para dentro do mundo virtual, a AR (sigla em inglês para Realidade Aumentada) faz o oposto, e insere dados virtuais no mundo real.


Blockchain e criptos

A blockchain (banco de dados público e descentralizado), as criptomoedas e os NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis) também dão suporte para o metaverso. Por meio delas, é possível movimentar valores e realizar o registro de propriedades virtuais.





33 visualizações0 comentário
bottom of page