top of page

Impacto do metaverso nas empresas



O conceito do metaverso engloba uma rede expansiva de mundos renderizados em 3D e conectados em tempo real, na qual simulações podem construir identidades, objetos, história, pagamentos e direitos para serem experimentados por um número efetivamente ilimitado de usuários. O metaverso é a combinação de:

· tecnologias de realidade estendida imersiva, como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV);

· role-playing games (RPG), jogos em que os jogadores interpretam personagens em um mundo fictício;

· uma infinidade de ferramentas inteligentes impulsionadas por uma conexão de internet de altíssima velocidade.

Com metaverso, as oportunidades são infinitas. Já existem, por exemplo, soluções em realidade virtual que permitem a funcionários de uma mesma empresa trabalharem juntos em um escritório, só que remotamente, cada um de sua casa.


Imobiliário



No mundo virtual do metaverso, poderá ser comercializado um apartamento através de réplicas digitais do mundo real. Ao invés de visitar um apartamento in loco antes de comprá-lo, o cliente terá a possibilidade de fazer uma visita virtual.


Lojas


Clientes podem ter experiências incríveis e experimentar qualquer produto com seus avatares. O lojista não precisa se preocupar com estoque, com manutenção, com logística, está tudo no mundo virtual.


Serviços



Ainda não se sabe como um avatar poderá se deslocar pelo metaverso, mas pode ser que ir de um lugar ao outro tome tempo. Mas não seria loucura imaginar um avatar digital pegando um “táxi” no metaverso, ou mesmo contratando o serviço de um “guia turístico”, por exemplo.


FORD AMPLIA O USO DA TECNOLOGIA DE REALIDADE MISTA NO DESIGN DE CARROS


A Ford está expandindo globalmente o uso da tecnologia de realidade mista HoloLens, da Microsoft, para ganhar velocidade no desenvolvimento de seus veículos. Usando os óculos especiais que projetam hologramas sobre um modelo real, os designers podem mudar instantaneamente vários elementos do carro, como grade, espelhos, faróis e outros detalhes, que antes dependiam da moldagem em argila para ser observados.


A Ford estuda também a aplicação do HoloLens em outros processos de desenvolvimento de engenharia para reforçar sua liderança no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual.

“O HoloLens permite que toda uma equipe colabore, compartilhe e experimente ideias junto”, diz Elizabeth Baron, especialista em realidade virtual e visualização avançada da Ford. “A mistura de modelos virtuais e físicos é emocionante porque ajuda a comunicar e ver de forma eficaz como será o produto desde o início do processo. Isso traz grande liberdade e eficiência na criação de protótipos.”



Foto (FORD MEDIA CENTER)


Eventos


Os eventos, shows e exposições de arte pode se animar. Afinal, no metaverso, não haverá preocupação de limite de pessoas, de segurança contra incêndios ou tampouco de fronteiras.



Saúde


Teleconsulta de emergência

Um sistema de realidade aumentada chamado de ARTEKMED está sendo desenvolvido para proporcionar uma teleconsulta rápida em situações de emergência. O sistema permite que especialistas possam apoiar, remotamente, os médicos responsáveis pelo atendimento através de reconstrução 3D em tempo real.


Planejamento cirúrgico virtual

A plataforma do EchoPixel e os óculos 3D conseguem fazer os órgãos internos saltarem da tela como hologramas para que os médicos possam examinar virtualmente um paciente de qualquer ângulo, permitindo a simulação de procedimentos cirúrgicos com toda a equipe





Quem começar logo e ganhar experiência rápido neste contexto deve sair na frente dos demais. Todas essas especulações são apenas uma fração das possibilidades do metaverso.

Não se trata de uma moda, nem uma tendência passageira: é algo com potencial - e com o suporte necessário das Big Techs - para revolucionar o mundo dos negócios.

Fonte: Saúde Business, CNBC, The Verge, Food and Drug Administration (FDA), Food and Drug Administration (FDA), Case Western Reserve University, Echo Pixel, Tum.



101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page